Voltar ao site

Os 4 aspectos da mente e como isso afeta sua liderança

Por Henrique Katahira

· Integralidade,Facilitação,Propósito Evolutivo,Autoconhecimento

Segundo o conhecimento ancestral da yoga, a mente humana pode ser dividida em quatro categorias: buddhi (intelecto), manas (memória), ahankara (senso de identidade) e chitta (inteligência cósmica).

Buddhi é o intelecto — a capacidade de analisar fatos através da lógica. O intelecto é como um bisturi que disseca, analisa as partes, reduz, faz comparações e chega a conclusões lógicas a partir dos dados analisados. O intelecto não trabalha sem dados e é por isso que precisamos de manas (memória) que é a segunda categoria da mente.

Manas é um silo de memória onde armazenamos informações que vão muito além de fatos e conhecimentos acumulados. Cada célula pode conter milhões de bits de informações no seu material genético. Além da memória genética, carregamos memórias evolutivas, culturais e kármicas.

Na sociedade ocidental, quando falamos que uma pessoa é inteligente nos referimos a alguém que tenha um intelecto afiado e que acumulou muito conhecimento ao longo de anos de estudos. Todo líder que passou pela educação formal já está graduado nisso. Mas por que pessoas com intelectos afiados e que acumularam tanto conhecimento são infelizes ou causam sofrimento ao próximo? Como criar negócios que impactam positivamente todos os stakeholders do ecossistema e o planeta?

</