Voltar ao site

O Desenvolvimento de Auditores de Cultura

Por: Carolina Fernandes

broken image

Eu, Thianne Martins e Patrizia Bittencourt, minhas parceiras da cuidadoria fomos chamadas por um dos maiores bancos do Brasil para desenvolver líderes da área de Auditoria a serem também Auditores de Cultura.

Auditoria de Cultura se trata de observar se a cultura desejada está sendo vivida pela organização, avaliando se as atividades de negócios, comportamentos e liderança refletem adequadamente os valores, a ética, o apetite pelo risco e políticas da organização. O objetivo é identificar com antecedência possíveis riscos para a empresa.

As Auditorias também ajudam na mudança cultural, proporcionando maior segurança de que o investimento está sendo feito com sabedoria.

Começamos o trabalho ajudando a equipe a compreender melhor temas como níveis de cultura organizacional, a cultura de risco e a própria Auditoria de Cultura. Levamos conteúdos importantes relacionados ao tema, como o fator humano na observação e análise de dados e os viéses cognitivos. Apresentamos ferramentas e insights para melhorar a metodologia e sistematizamos o processo de formulação de hipóteses, que para uma auditoria, é fundamental.

Para um banco de pensamento dual-cartesiano faz sentido desenvolver esse tipo de iniciativa, mitigando riscos também sobre comportamento humano. Mas sentimos onde contribuímos mais, foi provocando-os para que este processo também gere OPORTUNIDADES, de melhoria operacional, de negócio e de desenvolvimento humano e relacional.

Outro ponto importante foi conseguirmos que eles experimentassem a cocriação, tanto no processo de observação das equipes do banco, quanto na formulação de hipóteses a serem pesquisadas mais profundamente. Isso para uma área de Auditoria é uma enorme inovação.

Carol Fernandes atua como consultora na área de cultura organizacional, é parceira da cuidadoria em projetos de cultura e desenvolvimento de lideranças e professora da Formação de Líderes Evolutivos.