Voltar ao site

VOCÊ CUIDA DE QUE?

Por Thianne Martins

Cuidar vem do latim coera, que significa cura.

Cuidar talvez seja a palavra mais presente na minha vida, pelo menos nos últimos dois anos.

Começando pelo fato de eu ter escolhido a profissão de psicoterapeuta e coach, cuido de gente todos os dias. Facilito grupos de desenvolvimento humano, cuido do ambiente, da compreensão, do bem estar, da experiência, do resultado…

E, como se isso não fosse suficiente, tem a cuidadoria — o nome não poderia ser mais apropriado para a organização da qual sou sócia e que leva o cuidado ao ambiente do trabalho, às organizações, às lideranças… E o que faz um líder senão cuidar de pessoas?

Quando buscamos a raiz, a palavra cuidar vem do latim coera, que significa cura, voltada às relações, em um contexto de amor e amizade. Curar relações.

E quando penso no mundo em que vivemos neste momento, algo me diz que não há propósito mais apropriado do que o de cuidar… Precisamos de cuidado (e cura) nos mais variados âmbitos. Do indivíduo a nações inteiras, de uma pracinha abandonada à floresta amazônica! Cuidar de nossos valores, de nossa integridade como pessoas e como grupos. De nossa saúde física, mental e emocional.

Cuidar é a profissão do futuro… E do agora! Do presente! Na verdade, cuidar não é algo restrito a terapeutas, médicos, enfermeiros… Todos nós cuidamos de algo ou de alguém.

Acho até que deveríamos mudar a pergunta “você faz o que?”

Quando conhecermos alguém, que tal perguntar “você cuida de que?” Nos eventos da cuidadoria, a gente faz isso.

A pergunta “você faz o que?” remete imediatamente a trabalho, atuação profissional. Restringe o ser humano a um papel, a um crachá, um cargo. Coloca o valor da pessoa em algo externo, que simplesmente não é ela. E deixa de fora a possibilidade de conhecer alguém que é infinitamente maior que isso!

Mas experimente perguntar “você cuida de que?” Além de ver um sorriso, você vai ouvir coisas como: “cuido de filhos, do cachorro, plantas… Ah! O meu gato! Também cuido do meu pai idoso… Olha, lá na empresa cuido de uma equipe grande… Cuido dos meus livros e da minha saúde…”

Cuidar é algo que todos nós fazemos, mas nem sempre percebemos e acabamos deixando de valorizar… E aí, vamos descuidando! A começar por nós mesmos, a dimensão individual, de nosso corpo e de nossa alma. De nos nutrir e nos aquietar, de ouvir o coração e os pedidos do nosso físico…

Com isso, é natural que o cuidado vá sendo desapercebido também nas outras dimensões: o cuidado com o outro, com os ambientes, com o mundo!

E assim estamos agora, em um mundo que pede por cuidado em todos os âmbitos! Na natureza, nos afetos, na presença, nas conversas, no trabalho, no tempo…

Cuidar é tomar de volta a vida nas mãos… Curar! E cada um de nós é cuidador e curador de algo.

E você, cuida de que?