Voltar ao site

Surfando a Nova Onda Tecnológica — Como Integrar Tecnologia e Espiritualidade

por Henrique Katahira

Estamos vivendo o maior salto tecnológico da história. Vivemos uma janela de oportunidade em que podemos subir para um novo patamar enquanto humanidade, tanto em termos de evolução material quanto espiritual (vou explicar a conexão entre tecnologia e espiritualidade no fim deste artigo). Alguns vão conseguir surfar a onda e outros simplesmente deixarão ela passar. Já surfei uma onda há quase 30 anos e vou te dar algumas dicas para você não perder esta.

Tive o privilégio de ver a internet se popularizar e acompanhar o impacto dela na nossa sociedade. Para se ter uma ideia em 1997, na empresa onde eu trabalhava, a internet era de linha discada (aliás, só havia esta opção) e quem tinha a senha da internet era o CEO e o rapaz de TI que no caso era eu. Fui um dos primeiros da minha geração a aprender a configurar modems, navegar na internet (com o finado Netscape), desenvolver sites e programar sites dinâmicos e isso me trouxe muitas vantagens competitivas, possibilitando acesso a trabalhos bem remunerados e uma oportunidade de trabalhar no exterior.

Depois da popularização da internet, surgiu a revolução dos smartphones que levou a internet para a palma da mão de bilhões de pessoas, transformando a sociedade de muitas maneiras. É muito difícil pensar numa vida sem a praticidade do smartphone hoje em dia. Se a revolução dos smartphones foi transformadora para a sociedade, a próxima revolução que envolve tecnologias como a inteligência artificial (IA), realidade virtual e aumentada (VR e VA), blockchain, internet das coisas (Internet of Things ou IoT) irá transformar a sociedade por completo.

Antônio M. Alberti, engenheiro e professor do Inatel e autor do livro Novos Renascimentos: Impactos da Tecnologia na Transformação Completa da Sociedade (2022), afirma que uma centena de tecnologias estão convergindo e irá causar transformações digitais, culturais e sociais sem precedentes.

Nesse contexto que combina a convergência de novas tecnologias com crises climáticas, desafios de sociais, políticos e econômicos, como isso afeta a liderança?

Como alguém que trabalhou com TI durante 20 anos e fez uma transição de carreira para a área de desenvolvimento humano, posso afirmar que, nesse contexto de incertezas, precisamos abraçar a complexidade, conhecer as tecnologias, entender como elas funcionam, antecipar impactos e fazer o melhor uso delas a serviço do planeta e da sociedade. Isso envolve tanto o desenvolvimento de hard skills (habilidades técnicas/tecnológicas) quanto de soft skills (habilidades comportamentais). O último relatório de tendências da GPTW (Great Places to Work) de 2024 que mostra que as características mais valorizadas pela empresa nas lideranças são Empatia e Gestão Humanizada (45,1%) e Capacidade de Entregar Resultados (38,6%).

broken image

Fonte: Relatório Tendências Gestão de Pessoas 2024 da GPTW

Talvez o maior impeditivo para a adoção maciça das tecnologias seja a falta de conhecimento ou a desconfiança. Muita gente deixa de adotar uma tecnologia por preconceito, preocupações com questões éticas ou medo do desconhecido. Segundo o relatório citado anteriormente, apenas 40% das empresas participantes da pesquisa usa alguma ferramenta de IA na rotina de trabalho em atividades pontuais. Assim como a internet é utilizada por 100% dos negócios, ferramentas de IA deverão chegar nesse patamar em alguns anos, independente do porte e do ramo de atividade da empresa.

broken image

Como utilizamos a IA ?

Aqui na cuidadoria, utilizamos o AdaptaGPT que é uma versão de IA que utiliza a API do ChatGPT4-Turbo em suas ferramentas, além de ser também uma plataforma de cursos sobre IA. Salientamos a importância de utilizar uma ferramenta paga que cumpra com a LGPD e que não utilize seus dados ou de seus clientes para treiná-la. Para nós, mais importante que testar várias IAs e ficar na superficialidade, é melhor escolher uma e se aprofundar para colher o melhor que a ferramenta pode oferecer. A seguir, alguns casos de uso.

Assistente de Pensamento:

O ChatGPT é uma excelente ferramenta para ajudar a criar novas conexões neurais. Você pode pedir para que ele faça o resumo de um livro ou pedir que ele encontre pontos em comum entre duas filosofias distintas.

Alguns exemplos de prompts:

Prompt: Faça um resumo do livro Reinventando as Organizações destacando os principais pontos em bullet points.

Prompt: Quais são as semelhanças e diferenças entre o budismo e o estoicismo? Apresente os dados em forma de tabela.

Prompt: Dê uma sugestão de treino que combine calistenia e exercícios aeróbicos. Quero ganhar massa muscular e melhorar minha performance na corrida. Minha agenda é de 1h por dia de segundas, quartas e sextas.

Brainstorming:

Usamos a IA para gerar ideias sobre novos produtos, estratégias de comunicação, etc.

Prompt: Somos uma empresa com expertise em x, y e z e gostaríamos de criar um novo produto de para atender o público _____. Que perguntas devemos responder para desenhar este produto?

Dica: em vez de pedir uma estratégia pronta, peça pra ele gerar perguntas que você deve responder para criar a estratégia. No final, peça para ele criar a estratégia a partir da conversa.

Criação de Conteúdo

O ChatGPT é ótimo para gerar ideias de conteúdos e temas para posts de instagram, artigos para nosso blog, etc. Não usamos o texto exatamente da forma como ele gerou. Na maioria das vezes, aproveitamos as ideias e reescrevemos com nosso tom de voz e toque pessoal.

Prompt: Ajude-me a criar um artigo para o blog destacando a importância de ____ para _____. Faça um paralelo com ______ e traga conceitos do autor _____ para corroborar com a ideia.

Dica: Quanto mais contexto você der, melhor será o resultado. Você pode também fazer um brainstorming e no final da conversa, pedir para ele criar um artigo.

Análise de Dados e Criação de Relatórios

Utilizamos uma ferramenta de análise de PDFs que ajuda a resumir e sintetizar documentos e relatórios. Você pode subir um contrato e fazer perguntas sobre ele.

Prompt: Faça um resumo do contrato, destacando os pontos mais sensíveis e as cláusulas que mais podem gerar riscos para nós.

A conexão da tecnologia com a espiritualidade

A futurista Lala Deheinzelin, autora do livro Desejável Mundo Novo (2012), afirma que a vida tem espelhos que nos ampliam a percepção e possibilidades. O autoconhecimento é evidentemente o primeiro deles pois enxergamos o mundo a partir de quem somos. Os relacionamentos é o seguinte, já que o outro espelha partes de nós que não conseguimos enxergar. Em seguida vem a arte, pois ela consegue acessar através de outras linguagens o insconciente coletivo.

Por fim, a tecnologia que consegue criar linguagem e metáforas para conceitos sobre a natureza humana e o Universo. O HD corresponde a nossa memória, os aplicativos às nossas habilidades e talentos, a internet à interconectividade e à interdependência, a nuvem ao inconsciente coletivo, o metaverso às realidades criadas em nossa mente, a IA à inteligência coletiva e assim por diante.

Quanto mais a tecnologia avança, maior é a nossa compreensão a respeito desses conceitos, trazendo oportunidades para refletirmos sobre quem somos e o que nos faz humanos. A internet popularizou a informação e as IAs generativas se tornaram capazes de emular o raciocínio lógico a partir do aprendizado de máquina. Qual será a próxima fronteira?

No Taoismo, o conceito de Yin e Yang representa a dualidade e a interdependência de todas as coisas. Aplicado à tecnologia, isso sugere um equilíbrio entre o desenvolvimento tecnológico (Yang) e a sabedoria humana/intuição (Yin). Por exemplo, enquanto a IA pode processar e analisar dados em uma escala e velocidade que superam as capacidades humanas, a intuição humana e a compreensão contextual podem guiar a interpretação e aplicação desses dados de maneira ética e harmoniosa.

Líderes do futuro saberão que o acúmulo de conhecimento e hard skills não serão suficiente para criar futuros desejáveis. Saber integrá-los com a capacidade de perceber o mundo através dos espelhos (autoconhecimento, relações, artes e tecnologia), comunicar-se de forma empática, engajar pessoas, tomar decisões a partir da intuição, sabedoria e espiritualidade será a chave para que possamos impactar positivamente a vida das pessoas e do planeta.

Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias. — Lao Tzu