Voltar ao site

Inteligência Artificial e Liderança Evolutiva — Integrando High Tech e High Touch

por Henrique Katahira

A tecnologia avança em grandes saltos. Muitas vezes, uma tecnologia ou uma área do conhecimento fica adormecida por vários anos até que as conexões necessárias se estabeleçam para que ela floresça. Computadores só são possíveis hoje porque em 1938, Claude Shannon, estudante de graduação do Massachussets Institute of Technology, descobriu que a álgebra booleana, uma espécie de álgebra binária de zeros e uns (sim/não, ligado/desligado) desenvolvida pelo matemático inglês George Boole em 1854 poderia ser aplicado em circuitos elétricos.

George Boole — Matemático inglês criador da Álgebra Booleana

George Boole — Matemático inglês criador da Álgebra Booleana

Da mesma forma, a capacidade de processamento dos computadores atuais combinada com a internet, as redes sociais e sua enorme quantidade de dados na casa de centenas de bilhões criou condições para um novo salto tecnológico na área de Inteligência Artificial, ou IA como vamos referir neste artigo.

IAs são dispositivos ou softwares capazes de emular o comportamento e pensamentos humanos na tomada de decisão e na execução de tarefas. Ela existe desde os anos 1950 e, na verdade, já usávamos a IA (ou estávamos sendo usados por ela) há muito tempo. Os algoritmos que decidem qual o próximo post que aparecerá no nosso feed as quais os filmes recomendados das plataformas de streaming utilizam IA. Ouvi em uma palestra que o algoritmo do facebook descobre o perfil sócio-político-psicológico de uma nova conta em 5 cliques. Não consegui encontrar a fonte desta informação mas é bem possível que seja verdade.

Novas ferramentas como o ChatGPT e o MidJourney permitem que pessoas sem conhecimento em programação possam criar textos e imagens com a ajuda da IA e isso muda o jogo completamente, trazendo riscos e oportunidades para a liderança e o futuro do trabalho.

Quais são os riscos do uso da IA para a liderança?

  1. Perda de empregos: A IA pode potencialmente substituir tarefas humanas, levantando preocupações sobre a perda de empregos, demissões em massa e o futuro do trabalho. Você está preparado para se tornar relevante nesse contexto?
  2. Riscos éticos: A tomada de decisões com auxílio da IA pode perpetuar viéses ou não refletirem valores morais pois são modelos construídos e treinados em conjuntos de dados que podem ter viéses de raça ou gênero, por exemplo.
  3. Mal uso da ferramenta: A falta de treinamento e conhecimento sobre como a IA funciona e quais suas limitações pode fazer como que líderes tomem decisões equivocadas. IAs generativas como o ChatGPT podem gerar respostas com informações falsas ou criar “alucinações”. Elas não ótimas em gerar textos mas não são boas em responder perguntas factuais recentes.
  4. Desumanização do Ambiente de Trabalho: A implementação de excessiva da IA pode reduzir as interações humanas, criando um ambiente de trabalho mais frio e mecânico, diminuindo o engajamento da equipe.
  5. Enfraquecimento de Habilidades Humanas: O uso das IAs pode fazer com que líderes deixem de lado habilidades críticas como a tomada de decisão intuitiva, empatia, compaixão e capacidade de improvisação.
  6. Fraudes: Com o avanço das deepfakes — tecnologia que usa IA para criar vídeos falsos clonando e emulando a voz da pessoa em tempo real— está cada vez mais difícil distinguir o que é real do que é um golpe. Um artigo recente da Exame relata que um funcionário de uma multinacional financeira pagou 25 milhões de dólares para golpistas que usaram a deepfake para emular o CFO da companhia em que ele trabalha.  Jornal da Band: Diretor de multinacional perde milhões em golpe usando Inteligência artificial

Quais são as oportunidades?

  1. Ganho de produtividade: Aprendendo a utilizá-la de forma adequada, você pode economizar várias horas de trabalho maçante e repetitivo como compilar e sistematizar relatórios a partir de relatos em texto, escrever emails mais assertivos, criar ideias de posts para redes sociais ou até mesmo um esqueleto para este artigo (Sim, este artigo foi criado com ajuda do ChatGPT 4).
  2. Tenha um parceiro de pensamento: O ChatGPT pode ser um assistente que pode te ajudar a organizar sua rotina de trabalho, resumir um livro com as principais ideias, dar ideias sobre melhorias de processos ou encontrar argumentos em comum entre duas linhas de pensamentos diferentes.
  3. Surgimento de novas profissões: Especialista em Ética e Privacidade em IA, Auditor de Algoritmos e Gestor de IA são algumas profissões impulsionadas pelo avanço da IA. Particularmente, acredito que as profissões que integram o ser humano, as necessidades do negócio e a IA serão as mais relevantes. Assim como a internet criou novas profissões como a de influencer e youtuber, veremos o surgimento de novas profissões ligadas à IA. Se você dominasse a IA e pudesse criar sua própria profissão, como ela seria e que nome você daria a ela?
  4. Foco em pessoas e relações: Com o ganho de produtividade a liderança poderá focar seu tempo energia em cultivar relações com liderados, pares, clientes e fornecedores e fortalecer a cultura da organização.

Quais são as habilidades únicas do líder na Era da IA?

Líderes devem cultivar e valorizar as habilidades intrinsecamente humanas que a IA não conseguem replicar (ainda).

  • Criatividade e Inovação: A capacidade de pensar fora da caixa e buscar soluções novas e originais.
  • Pensamento crítico: É a habilidade de engajar-se em um pensamento independente e reflexivo, avaliar argumentos e evidências, identificar premissas e viéses, e tomar decisões ponderadas.
  • Empatia e Inteligência Emocional: Entender e se conectar com as emoções dos outros, uma habilidade chave para liderar equipes diversas e promover um ambiente de trabalho inclusivo e motivador.
  • Ética e Valores Morais: Navegar dilemas éticos complexos, garantindo que as decisões reflitam valores humanos profundos.
  • Consciência e Autoconsciência: A habilidade de refletir sobre o impacto das próprias ações e liderar com autenticidade.
  • Adaptabilidade e Resiliência: A capacidade de responder a mudanças e desafios com flexibilidade e responsividade.

Integrando High Tech com High Touch para uma Liderança Evolutiva

A liderança evolutiva na era da IA não se trata apenas de adaptar-se à tecnologia, mas de integrar as capacidades high tech com as qualidades high touch. Líderes evolutivos devem:

  • Aproveitar a IA para Ampliar Capacidades Humanas: Utilizar a IA para automatizar tarefas e analisar dados, enquanto se concentram em tarefas que requerem criatividade, empatia e senso de propósito.
  • Fomentar Culturas de Aprendizado e Inovação: Criar ambientes onde a experimentação é encorajada, e o aprendizado contínuo é valorizado, preparando as equipes para o futuro.
  • Liderar com Propósito e Autenticidade: Orientar as ações pel propósito evolutivo e valores compartilhados, promovendo um senso de propósito e pertencimento.
  • Desenvolver a Inteligência Emocional e a Adaptabilidade: Cultivar a capacidade de gerenciar emoções, tanto pessoais quanto das equipes, e adaptar-se proativamente a novos desafios.

A integração entre as capacidades avançadas da IA e as qualidades humanas únicas oferece um caminho promissor para a liderança evolutiva. Ao abraçar tanto o high tech quanto o high touch, líderes podem navegar pelas complexidades do mundo moderno com sabedoria, criatividade e compaixão, garantindo que a tecnologia sirva a humanidade, e não o contrário. A liderança do futuro será definida pela capacidade de harmonizar a inteligência artificial com a inteligência emocional, ética e criativa humana, criando organizações mais resilientes, inclusivas e inovadoras.