Voltar ao site

Liderando em Tempos de Incertezas

Por Henrique Katahira

Estamos vivendo um momento bem particular na história da humanidade. 

 

Nunca tivemos tanto acesso à informação e nunca estivemos tão mal-informados ao mesmo tempo. Todos os dias dezenas de notícias impactantes chegam em nossos celulares com o intuito de provocar medo, ira, raiva, ódio ou indignação. Quando uma notícia impactante chega, levamos alguns minutos para assimilar. Enquanto isso, chega outra notícia mais impactante que a anterior e na sequência, descobrimos que era fake news. Segundos depois aparece outra notícia desmentindo que a fake news na verdade era verdadeira. 

 

Em que ou quem podemos acreditar? Como manter a sanidade mental e emocional em tempos tão sombrios? Como liderar nesse contexto e por que é tão difícil liderar no séc. XXI?

 

Se compararmos com os anos 90, liderar era bem mais fácil. A internet estava apenas engatinhando e o poder estava nas mãos de quem tinha acesso à informação. O diretor tinha acesso à informações privilegiadas compartilhava parte dela com poucos gerentes que compartilhavam parte com coordenadores e assim por diante até chegar no chão de fábrica. Ninguém questionava a hierarquia pois a informação completa não era disponível a qualquer pessoa.

 

Nos anos 2000, tivemos um crescimento vertiginoso do acesso à informação com a internet, o que tornou comum um estagiário ser mais bem informado e ser mais proficiente em tecnologia que um engenheiro mais experiente. O email se popularizou e o estagiário agora pode acessar o CEO da empresa em apenas um clique. Em seguida, as intranets chegaram para compartilhar ainda mais as informações. Hierarquias rígidas foram substituídas por estruturas matriciais por proje