Voltar ao site

ESG: a liderança responsável é o único caminho a seguir

por Patrizia Bittencourt

Hoje percebo uma enorme relevância em abordar a necessidade de conscientização, personalização e a visão de oportunidade e inovação relacionadas à combinação dos princípios Ambiental, Social e Governança (ESG) sob a perspectiva da regeneração dos sistemas e do capitalismo consciente.

Num mundo das organizações em constante efervescência e mudança, onde a responsabilidade social e ambiental assume um papel central, os princípios de Ambiental, Social e Governança (ESG) emergem como uma bússola ética para guiar as organizações rumo a práticas mais sustentáveis e impactantes.

No entanto, uma pesquisa recente da Data-Leaders revela um cenário surpreendente — apenas 16% dos líderes empresariais brasileiros estão familiarizados com os conceitos fundamentais de ESG. Este dado instiga uma reflexão urgente sobre o papel crucial que os líderes desempenham na adoção e implementação desses princípios transformadores.

Portanto, incentivar os líderes a conhecerem e a considerarem ativamente a integração dos princípios ESG em suas estratégias empresariais e de liderança é um papel que nós, aqui na cuidadoria, estamos trazendo para nós também, dentro e fora do nosso negócio, para nossos clientes e parceiros.

Não se trata de apenas falar da necessidade de conscientização, mas também da oportunidade inexplorada de inovação que ESG proporciona às organizações. Convidamos líderes a trilharem esse caminho, personalizando estratégias e alavancando o potencial de regeneração como catalisador de mudanças positivas.

ESG é altamente personalizado

Cada empresa é única, e as práticas de ESG devem refletir essa singularidade. Para uma empresa de tecnologia em crescimento, por exemplo, os elementos ambientais podem incluir eficiência energética, enquanto questões sociais podem se concentrar no desenvolvimento de habilidades. Para indústrias de transformação as práticas ESG serão totalmente diferentes dependendo da localização em territórios distintos, envolvendo funcionários, clientes, fornecedores e comunidades locais. O ponto chave é reconhecer que não há abordagem única e que a personalização é fundamental pois tratar o ambiental, o social e a governança não significa uma coisa só para todas as empresas de forma indiscriminada. A cada empresa, suas próprias distinções, estratégias e práticas de ESG.

ESG como oportunidade de inovação

A integração dos princípios ESG não é apenas uma obrigação; é uma oportunidade para inovação. Empresas que incorporam a regeneração em sua cultura estão nas bordas da inovação. Modelos de negócios que adotam a regeneração como um pilar fundamental estão não apenas alinhados com os princípios ESG, mas também estão moldando o futuro dos negócios de maneira sustentável. ESG é uma enorme oportunidade de inovação para as organizações que querem internalizar os princípios de regeneração na cultura. Tendências de modelos de negócios que tem a regeneração por definição e novos cenários para o investimento responsável são uma excelente forma de “entrar” no ESG.

Conscientização e abordagem consciente

A conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança é o primeiro passo para a mudança. Estabelecer uma base conceitual sólida, apoiada por uma compreensão clara de ESG, é, de fato, o primeiro passo a tomar. Incentivar líderes e funcionários a se envolverem em discussões significativas sobre o significado do ESG para a empresa, considerando seu contexto específico, é fundamental para promover uma abordagem consciente. Questões ambientais, sociais e de governança precisam ser tratadas de forma consciente. Que impacto positivo nós queremos gerar e representar?

Pergunta inicial para dar os primeiros passos

A pergunta inicial sobre "O que é ESG? Por que é importante?" pode ser sim a porta de entrada para uma discussão mais profunda. Adicionar uma reflexão sobre como isso se aplica à empresa, considerando seu estágio de desenvolvimento, tamanho, talentos e recursos atuais, fortalece a contextualização e a aplicabilidade prática. Isso significa perguntar o que significa ESG aqui na nossa empresa, no contexto onde ela está, na localização onde se encontra, na fase de desenvolvimento, tamanho e circunstâncias, com os talentos e recursos que tem hoje?

À medida que exploramos os princípios ESG e sua relação com a liderança e com as dinâmicas relacionais que acontecem na empresa, é evidente que o desconhecimento sobre esses princípios não é apenas uma lacuna de informação, mas uma oportunidade de transformação.

Ao considerar a personalização de práticas de ESG para cada organização, reconhecemos que não há abordagem única, mas sim uma infinidade de caminhos únicos a serem explorados. A oportunidade de inovação reside não apenas em cumprir padrões, mas em incorporar a regeneração como um princípio central.

O papel da liderança para o ESG hoje é a conscientização! É começar com uma abordagem consciente, iniciando com perguntas fundamentais sobre o significado de ESG para a empresa, e mobilizar as pessoas a moldarem um futuro empresarial mais ético, sustentável e impactante.

Com o conhecimento como nossa luz guia e a inovação como nossa bússola, estimulamos os líderes a liderarem não apenas para o presente, mas para um futuro que honre a integralidade e o propósito. O momento é agora, e a liderança responsável é o caminho a seguir.

Vamos desenhar uma jornada ESG juntos?