Voltar ao site

Do “Capital Humano” ao “Potencial Humano”: O Futuro do Engajamento e Aprendizagem

Por Otto Berkes, Membro do Forbes Technology Council
Tradução por Patrizia Bittencourt*

No mundo acelerado eimpulsionado pela tecnologia de hoje, a mudança é rápida e contínua. Noentanto, muitas das maneiras como abordamos o trabalho são baseadas emconceitos desatualizados da Revolução Industrial, como funções de trabalhorígidas e modelos organizacionais inflexíveis. 

No mundo acelerado eimpulsionado pela tecnologia de hoje, a mudança é rápida e contínua. Noentanto, muitas das maneiras como abordamos o trabalho são baseadas emconceitos desatualizados da Revolução Industrial, como funções de trabalhorígidas e modelos organizacionais inflexíveis.  

As organizações precisam ser projetadas para seadaptarem e prosperarem durante as mudanças contínuas, o que significa permitiro aprendizado e o desenvolvimento contínuos. Um modelo como esse envolve os funcionários e criauma organização capaz de florescer em um mar de constantes interrupções.   

Esta abordagem dinâmica do trabalho questiona o termo “capital humano”, o que implica um modelo estático de como as pessoas se encaixam em funções e organizações. Ao substituir esse termo obsoleto por “potencial humano”, mudamos nosso foco de maximizar a eficiência para maximizar o potencial. 

Organize o trabalho em torno dos resultados, não das horas

Embora a “entrada e saída do ponto” seja menos predominante, a crença de que mais horas equivalem a mais produtividade ainda tem uma forte influência na cultura de trabalho. A pesquisa mostra que o número de horas trabalhadas não está necessariamente relacionado à produtividade, mas muitas empresas ainda esperam que os funcionários fiquem em uma mesa por mais de 40 horas por semana, um padrão definido pelo Fair Labor Standards Act há cerca de 80 anos. E, apesar de todo o excelente trabalho realizado remotamente pelos funcionários durante a pandemia, muitos CEOs permanecem céticos quanto aos arranjos de trabalho flexíveis e exigem o retorno ao escritório. 

O estudioso de Stanford, Alex Soojung-Kim Pang, estudou mais de 100 empresas em todo o mundo e descobriu que a redução dos dias de trabalho ou semanas não afetou negativamente a produtividade. Ainda mais revelador: “Se feito da maneira certa, menos horas de trabalho podem ajudar as empresas a florescer”, diz ele neste artigo do WSJ. 

Os funcionários desejam flexibilidade e trabalhar para empresas que valorizam suas contribuições em vez do número de horas no escritório. Nossa empresa recentemente fez a transição para o uso de objetivos e resultados-chave (OKRs) para dar a todos na organização uma visão clara de nossas metas e como os esforços de todos contribuem. Focar em resultados em vez de horas é uma mentalidade que melhora o gerenciamento do tempo, aumenta a motivação e eleva o moral. 

Compreenda e aprecie a experiência - e o potencial - de seus funcionários. 

Quando suas contribuições são valorizadas, as pessoas geralmente ficam mais felizes no trabalho e as empresas se saem melhor. De acordo com o CEO da Wpromote, Michael Block, em uma entrevista no WSJ, "Nós só vamos ter sucesso, e nossos clientes vão ter sucesso se estivermos construindo um lugar onde as pessoas queiram crescer em suas carreiras." 

Da mesma forma, estamos criando um centro de excelência em engenharia em nosso escritório de Melbourne, e uma grande parte do que oferecemos aos possíveis contratados é a oportunidade de aprender novas habilidades e tecnologias.Ambientes de trabalho robustos estão cheios de pessoas que gostam de compartilhar suas habilidades e conhecimentos com outras pessoas. Isso permite que os funcionários aprendam novas habilidades e demonstra seu apreço pelas capacidades únicas de cada pessoa. Oferecer oportunidades de aprendizagem formais e informais ajuda a criar um ambiente de trabalho dinâmico onde as pessoas sabem que a organização investe em seu crescimento e sucesso. 

Contrate pessoas que realmente se preocupam com o trabalho. 

Os funcionários permanecem revigorados quando têm uma paixão genuína pelo que estão fazendo. Embora a paixão não possa ser quantificada, é um dos atributos mais valiosos que um funcionário pode ter. Você não pode ensinar ou treinar. Ele está lá ou não está, e este elemento crítico é talvez o aspecto mais negligenciado do ajuste ao trabalho. 

Quando as pessoas se apaixonam por seu trabalho, procuram oportunidades de aprender. Essas pessoas motivadas querem estar no topo de sua área e fazer um trabalho de ponta que seja importante para elas.  

Crie ambientes colaborativos onde as pessoas se tornam melhores. 

A colaboração é uma ferramenta poderosa que impulsiona o desenvolvimento e a aprendizagem pessoal e organizacional. Cria novos canais de comunicação e ajuda as pessoas a aprenderem umas com as outras. Metodologias como o Agile foram adotadas em escala devido ao potencial transformador da colaboração efetiva. 

Para tornar os ambientes verdadeiramente colaborativos, você precisa de uma estrutura que promova o compartilhamento de diferentes perspectivas, incentive a solução criativa de problemas e utilize totalmente os pontos fortes exclusivos de cada pessoa. É importante permitir que os indivíduos brilhem, mas é igualmente importante que os desempenhos individuais contribuam diretamente para o sucesso de toda a equipe. Quando nossa pequena equipe iniciou o Xbox, um dos principais motivos pelos quais conseguimos lançar o projeto foi porque nós quatro trouxemos perspectivas muito diferentes que nos ajudaram a refinar rapidamente uma ideia resiliente. 

Sabemos que as pessoas são o coração de qualquer negócio de sucesso. Mas criar a estrutura organizacional certa para o mundo acelerado de hoje requer estratégias ponderadas e intencionais e, o mais importante, questionar suposições arraigadas. Só porque algo foi feito de certa maneira por muito tempo não significa que ainda seja a abordagem certa. Cada organização é diferente, portanto, tente evitar abordagens de tamanho único. Experimente com inteligência, ouça seus resultados e sua equipe e crie um modelo organizacional que funcione exclusivamente bem para sua empresa. 

*Tradução de "From 'Human Capital' To 'Human Potential': The Future Of Engagement And Learning", publicado da Forbes.