Voltar ao site

A Organização Sem Medo

Por que a segurança psicológica é fundamental para a prosperidade das organizações?

"Nada rouba tão efetivamente a mente de seus poderes
de ação e raciocínio do que o medo"
Edmund Burke, 1756


A segurança psicológica é uma das chaves para a prosperidade das organizações em um mundo onde a inovação pode fazer a diferença entre o sucesso e a falência.

Poucos produtos ou serviços hoje são criados por indivíduos agindo sozinhos. E poucos indivíduos simplesmente fazem seu trabalho, e depois entregam a produção a outras pessoas, de forma sequencial. Em vez disso, a maioria do trabalho exige um grande número de interações e processos que acontecem simultaneamente e em rede. Quase tudo que valorizamos na economia moderna é resultado de decisões e ações que são interdependentes e, portanto, se beneficiam de um trabalho de equipe eficaz.

Segundo Amy C. Edmondson, autora do livro "Organizações sem medo", segurança psicológica não é estar imune a consequências, nem um estado de autoestima. Em ambientes de trabalho com segurança psicológica, pessoas sabem que podem falhar, podem receber feedbacks relativos à sua performance que dizem que elas não estão correspondendo às expectativas, e podem inclusive perder seus empregos por conta de mudanças no cenário de mercado ou por falta de competência em seu papel.

A diferença é que, em um ambiente de trabalho com segurança psicológica, as pessoas não são impedidas de se expressarem por medo de serem punidas, excluídas ou ridicularizadas. Elas se sentem dispostas e capazes de assumir os riscos interpessoais, porque são tratadas com candura.

Ao contrário de limitarem sua participação, em ambientes com segurança psicológica as pessoas sentem mais medo de deixarem de participar totalmente do que de compartilhar uma ideia potencialmente sensível, ameaçadora ou errada. Assim, uma organização sem medo é um local onde o medo interpessoal é minimizado, de forma que a performance organizacional possa ser maximizada.

Um cenário de segurança psicológica contribui para o ambiente adequado a tomadas de decisão com uma visão mais ampla e que podem repercutir seriamente na reputação e nos clientes, em situações que vão de uma demora na troca de um produto entregue errado a um erro médico que pode custar a vida de uma pessoa.

Uma definição ampla de segurança psicológica é: um clima onde as pessoas sentem-se confortáveis em expressar e ser quem são.

Segundo uma pesquisa da Gallup, de 2017, apenas 3 em cada 10 empregados concordam com a afirmação de que suas opiniões contam no trabalho. A Gallup calculou que quando este número muda para 6 em cada 10, organizações tiveram uma redução de 27% no turnover, 40% de redução de acidentes e aumento de 12% de produtividade.

Segundo Julia Rozovsky, ex-diretora de pessoas do Google e autora do livro "The five keys to a successful Google team": "A segurança psicológica foi de longe a mais importante dinâmica, subjacente a todas as outras que dão suporte ao sucesso de um time.

Por que o medo não é um motivador efetivo?

Provavelmente, quase todos fomos de alguma forma expostos a ambientes de trabalho em que havia a figura de um líder que chefiava através do medo. E muitos chefes ainda acreditam no medo como um fator de motivação.

Porém, pesquisas em neurociência demonstram que o medo inibe o aprendizado e a cooperação. O medo ativa as amígdalas cerebrais, estruturas responsáveis por detectar ameaças. A energia despendida para evitar ameaças inibe o aprendizado, pois consome recursos psicológicos das partes do cérebro que gerenciam a memória de trabalho e processam novas informações. Isso impacta no desempenho em: pensamento analítico, insights criativos e resolução de problemas.

Com isso é possível entender porque é difícil as pessoas trabalharem bem quando estão com medo. E, é claro, isso impacta também a satisfação do colaborador.

A segurança psicológica descreve uma crença de que as consequências (formais ou informais) de se tomar riscos interpessoais, como pedir ajuda ou admitir uma falha, não serão punitivas. Em ambientes com segurança psicológica, as pessoas acreditam que se cometerem um erro ou pedirem ajuda, os outros não reagirão mal.

Se uma organização deseja colaboradores engajados, pró-ativos, inovadores e que saibam colaborar, é fundamental investir em segurança psicológica. Se uma organização enfrenta problemas de retenção de talentos, excesso de erros e profissionais apáticos, a segurança psicológica pode ser o caminho para a solução dessas questões e que, inclusive têm impacto diretamente nos resultados, lucro e longevidade da organização.

Se você está em dúvida se a sua organização tem segurança psicológica, confira algumas perguntas que podem ajudar a entender se a organização oferece segurança psicológica:

👉 Este é um lugar em que novas ideias são bem-vindas e as pessoas têm uma atitude de construir mais sobre as ideias, ao invés de criticá-las?

👉 Ou este é um lugar em que novas ideias são deixadas de lado ou ridicularizadas?

👉 Seus colegas têm uma atitude de deixar os demais envergonhados ou puní-los por oferecerem diferentes pontos de vista?

👉 As pessoas pensarão mal de você por admitir que não entenderam alguma coisa?

Se você acha que a sua organização tem o que melhorar no quesito segurança psicológica e quiser conversar, estamos à disposição. E fique atento aos nossos próximos boletins e eventos, pois nos aprofundaremos mais no tema da segurança psicológica!