Voltar ao site

A Organização Sem Medo

Por que a segurança psicológica é fundamental para a prosperidade das organizações?

"Nada rouba tão efetivamente a mente de seus poderes
de ação e raciocínio do que o medo"
Edmund Burke, 1756


A segurança psicológica é uma das chaves para a prosperidade das organizações em um mundo onde a inovação pode fazer a diferença entre o sucesso e a falência.

Poucos produtos ou serviços hoje são criados por indivíduos agindo sozinhos. E poucos indivíduos simplesmente fazem seu trabalho, e depois entregam a produção a outras pessoas, de forma sequencial. Em vez disso, a maioria do trabalho exige um grande número de interações e processos que acontecem simultaneamente e em rede. Quase tudo que valorizamos na economia moderna é resultado de decisões e ações que são interdependentes e, portanto, se beneficiam de um trabalho de equipe eficaz.

Segundo Amy C. Edmondson, autora do livro "Organizações sem medo", segurança psicológica não é estar imune a consequências, nem um estado de autoestima. Em ambientes de trabalho com segurança psicológica, pessoas sabem que podem falhar, podem receber feedbacks relativos à sua performance que dizem que elas não estão correspondendo às expectativas, e podem inclusive perder seus empregos por conta de mudanças no cenário de mercado ou por falta de competência em seu papel.

A diferença é que, em um ambiente de trabalho com segurança psicológica, as pessoas não são impedidas de se expressarem por medo de serem punidas, excluídas ou ridicularizadas. Elas se sentem dispostas e capazes de assumir os riscos interpessoais, porque são tratadas com candura.

Ao contrário de limitarem sua participação, em ambientes com segurança psicológica as pessoas sentem mais medo de deixarem de participar totalmente do que de compartilhar uma ideia potencialmente sensível, ameaçadora ou errada. Assim, uma organização sem medo é um local onde o medo interpess