Voltar ao site

Facilitação: Habilidade Essencial

Por: Thianne Martins

Que tipo de liderança consegue extrair o potencial do time a partir de um engajamento genuíno? Em um contexto de incerteza e complexidade, que decisão tem chances de ser mais acertada, aquela tomada por uma única pessoa ou a decisão proveniente da inteligência de um grupo de pessoas dedicadas a uma solução consistente?

Um líder facilitador ajuda a criar times adultos, promove mais equilíbrio e respostas mais adequadas as situações que vivemos nas organizações. E facilitação não é um conjunto de técnicas ou ferramentas, mas habilidade que combina autoconhecimento, percepção, capacidade de adaptação e comunicação efetiva.

Facilitação é habilidade essencial para o desenvolvimento profissional para hoje e para o futuro!

Há quase 5 anos, o trabalho da cuidadoria é dedicado a desenvolver profissionais que compreendam que, independente de onde estejam em seu desenvolvimento, de alguma forma são líderes. Acreditamos profundamente no potencial humano e na liberdade que nasce a cada etapa de sua jornada de desenvolvimento. A cada estágio evolutivo floresce um líder de si mesmo que, se ancorado verdadeiramente nos aprendizados, é capaz de influenciar positivamente todo o seu entorno. Assim, de alguma forma todos somos líderes.

No cenário de incerteza e complexidade no qual vivemos, novas habilidades são necessárias... e surgem também novos estágios desse desenvolvimento. A partir de nossos estudos e experiência prática, vemos que o líder mais necessário para o século XXI é o líder facilitador.

Esse líder (novamente não estamos falando de cargos) é alguém que reconhece o poder inerente a um grupo verdadeiramente envolvido em trabalhar com perguntas que podem nos levar a responder aos problemas e desafios do trabalho (e da vida) de novas formas.

O cenário de mundo é novo. Precisamos do novo e não do velho vestido de novo.

Quando olhamos para essa pessoa, que se propõe a desenvolver-se como facilitador, podemos verificar diversas habilidades e comportamentos.

Em primeiro lugar, o facilitador é dedicado a ampliar sua capacidade de percepção. Observação profunda, que busca compreender as interações, que não tem medo de fazer perguntas que importam e que podem levar a respostas diferentes das que geralmente temos ou esperamos ter. O facilitador é um provocador. Mas não um provocador que quer ver as pessoas competindo para dar a resposta certa, mas um provocador de reflexões, de conversas poderosas, que desafiam não só a mente mas também os corações.

O líder facilitador busca um repertório de linguagem que vai muito além de um vocabulário rico, mas de traduzir e dar significado comum não só as palavras trazidas pelo grupo, mas também de traduzir coisas que não estão ditas, mas que influenciam comportamentos e decisões.

O desenvolvimento de um facilitador parte de sua auto-observação e autoconhecimento e transborda em práticas que abrem o espaço para o desenvolvimento de outras pessoas, com convites sinceros e verdadeiros a colaboração.

Daí em diante, as práticas, ferramentas, tecnologias, métodos ágeis, métodos que vão da profundidade a soluções exponenciais estão disponíveis e com uma boa bagagem interna, o aprendizado de ferramentas é conhecimento incremental, que têm seu brilho aumentado quando somados a todas as habilidades sutis e internas que o facilitador desenvolveu, que multiplica-se pela qualidade das relações e das pessoas que se abriram ao convite da colaboração.

Facilitação é arte, sempre dizemos isso. Mas também é prática. E em um mundo em que as habilidades tangíveis e tecnológicas já não são mais suficientes, é hora do humano florescer em seu pleno potencial!

Bem-vindo líder do novo mundo! Bem-vindo líder facilitador!

....

A cuidadoria prepara pessoas para as habilidades mais importantes do mundo atual e do futuro emergente das organizações. Com modelos inovadores, práticos e experienciais oferecemos cursos, treinamentos, facilitação de processos participativos e consultoria para formar os líderes e organizações que criam o futuro.