Voltar ao site

MOVIMENTO REINVENTANDO AS ORGANIZAÇÕES NO BRASIL 

Um breve histórico e perspectivas para 2019

Conversando com uma amiga, me dei conta do quanto o movimento que gira em torno do livro “Reinventando as Organizações” de Frederic Laloux ganhou força no último ano. Tenho a impressão que entramos na segunda volta da espiral evolutiva do movimento.

A primeira espiral iniciou em outubro de 2016 com o primeiro evento com o tema “Reinventando as Organizações” organizado pela cuidadoria que considero ser o marco zero do movimento. Nesse evento participei como convidado com Davi Silva da Target Teal e Camila Rigo da Cocriar onde compartilhei minha experiência trabalhando na empresa livre Baobbá. Tinha experiência em trabalhar numa empresa livre e horizontal mas não conhecia o trabalho do Laloux.

Foi então que conheci o livro, me apaixonei pela obra e comecei a me aproximar mais da cuidadoria até que terminei virando sócio depois de algumas semanas.

Após produzirmos 4 eventos “Reinventando as Organizações”, percebemos o potencial de transformação do conteúdo dessa obra. O autor conseguiu colocar tudo aquilo que acreditamos a respeito do futuro das organizações em uma linguagem simples e inspiradora que conecta facilmente com o mundo corporativo.

Estávamos certos de que o livro teria um potencial de transformação ainda maior se fosse traduzido para o português. Então, nosso ex-sócio Henry Goldsmid trouxe a ideia traduzir o livro de forma colaborativa, criando uma organização temporária que honrasse os princípios de propósito evolutivo, autogestão e integralidade. Não apenas iríamos traduzir o livro, como vivenciar uma organização evolutiva-Teal durante o processo. A falta de conhecimento sobre o mercado editorial (ou melhor, total ignorância) não nos intimidou pois estávamos seguros de que era a coisa certa a se fazer.

Após negociarmos com o autor, iniciamos um chamado aberto para tradução colaborativa em julho de 2017, através de uma campanha de crowdfunding, conseguimos publicar 3000 cópias do livro. Batemos 120% da meta e lançamos o livro oficialmente no Colaboramérica em novembro de 2017.

Site da campanha de Crowdfunding

Concomitantemente ao processo de tradução colaborativa, a cuidadoria desenvolveu uma metodologia de desenvolvimento de líderes baseada nos princípios do livro e formou a primeira turma da Formação de Líderes Evolutivos no final de 2017

Módulo Imersivo da Formação de Líderes Evolutivos — Foto: Mônica Andrade

Em 2018, a própria rede se organizou de forma autogerida para levar eventos de lançamento do livro em várias capitais do Brasil. Levei eventos de lançamento para São Paulo, Fortaleza, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Vitória. Todos produzidos por simpatizantes locais. Até onde tenho conhecimento, além dessas capitais o livro foi lançado pela rede no Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Lançamento do Livro em Curitiba

A campanha de crowdfunding gerou um excedente que foi reinvestido no desenvolvimento de um jogo inspirado no livro e na Regenera, uma comunidade autogerida que conecta e estimula a ativação de organizações regenerativas. A Regenera promoveu 4 eventos “RO Talks — Insights para a Jornada” na Unibes Cultural (centro cultural em São Paulo), impactando mais de 300 pessoas.

Além disso, a cuidadoria energizou em parceria com a Regenera, um grupo de estudos gratuito telepresencial via Zoom de 12 semanas que teve a participação de mais de 700 pessoas. Todos os encontros foram gravados e estão disponíveis no canal de YouTube da cuidadoria.

A primeira tiragem do livro se esgotou e a segunda tiragem de 5 mil cópias já está nas livrarias. O PDF do livro foi baixado 400 vezes no formato “pague o quanto acha que vale”. Apesar dos riscos de pirataria e o fato do PDF poder ser baixado por 1 real não atrapalha em nada a venda dos livros físicos. Além de não atrapalhar, a contribuição média está dentro das expectativas.

Agora, no final de 2018, sentimos que o movimento está ganhando cada vez mais força e estamos entrando na segunda volta da espiral evolutiva. Sinto que o movimento ganhou vida própria, está consistente e distribuído.

Para 2019, já temos mais 3 cidades na lista de lançamentos, o lançamento do jogo inspirado no livro e a segunda turma da Formação de Líderes Evolutivos que terá início em março em novo formato telepresencial que possibilita a participação de pessoas de qualquer lugar do mundo, com duas imersões de 3 dias cada na natureza, uma na Chapada dos Veadeiros e outra no interior de São Paulo.

Celebro todas as conquistas e agradeço a todos aqueles que fazem parte do movimento e apostam na transformação do mundo através da reinvenção das organizações.

Um agradecimento especial a Frederic Laloux que aceitou a nossa proposta de trazer o livro para o Brasil de forma colaborativa e à Editora Voo pela parceria e confiança nesse processo.

Muito obrigado!

Esse texto é um recorte pessoal sobre o movimento. Caso você tenha conhecimento de fatos ou eventos relevantes que aconteceram até aqui, fique à vontade para contribuir comentando aí embaixo.

Links:

Como trouxemos o livro “Reinventando as Organizações” para o Brasil

Livro físico

PDF do livro

Formação de Líderes Evolutivos

Estudo do Livro

Regenera