Voltar ao site

5 Dicas Para Melhorar as Relações Interpessoais no Trabalho

Por Henrique Katahira

Qualquer que seja o seu trabalho, você deve gastar boa parte do seu tempo se relacionando com pessoas. Participando de reuniões, atendendo telefonemas, respondendo emails, mensagens no celular, conversando com clientes, fornecedores, chefes, subordinados e pares. Até mesmo na pausa para o café ou para o almoço estamos nos relacionando com pessoas.

Trabalhei durante 20 anos na área de TI. Entrei na área porque gostava de mexer com computador. Mas depois percebi que a parte técnica tomava apenas 10% do meu tempo. Então comecei a observar, estudar e aplicar ferramentas para cultivar os relacionamentos buscando sempre o caminho da paz nas relações.

1. Pratique a empatia


Empatia é a capacidade de sentir a mesma coisa que outra pessoa sentiria se estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Cada pessoa está no seu processo e está enfrentando monstros e fantasmas que você nem faz idéia. Coloque-se no lugar dela e comunique-se de forma empática.

2. Não leve para o pessoal


Sempre que você leva para o pessoal, está concordando com o que está sendo dito. Se você aceita o lixo emocional do outro, ele passa a ser seu também.


3. Pratique Comunicação Não-Violenta


Comunicação Não-Violenta (ou CNV) é uma prática que busca lidar com conflitos buscando expressar sentimentos e necessidades em vez de críticas ou julgamentos de valor. A CNV pode ser uma ferramenta eficaz para sair de uma situação onde você se sinta ameaçado ou evitar que seu próprio discurso seja violento sem que você perceba.

Quer aprender mais sobre a CNV? Comece por aqui.


4. Evite o condicionamento


Sabe aquela pessoa difícil que só liga para reclamar? Que você vê o número dela no celular e pensa: “Aí vem bomba!”. No escritório onde eu trabalhava, havia um usuário assim. Meus pares nem gostavam de falar com ele. Mas eu respirava fundo, apagava temporariamente todas as percepções condicionadas daquela pessoa e a atendia como se tivesse falando com ela pela primeira vez. Tentava ouvir as reclamações com empatia, sem julgamentos e usar a CNV para entender suas necessidades não atendidas.


5. Liberte-se do ego


Esta dica é a mais difícil de todas na minha opinião. O ambiente corporativo é altamente competitivo, tornando-se um terreno fértil para atitudes egóicas e políticas que estimulam a satisfação de interesses pessoais. Quantas vezes deixamos de escutar o outro ou tomamos atitudes equivocadas só pra satisfazer o nosso próprio ego?

6. Busque autoconhecimento


Buscar autoconhecimento é a dica mais importante de todas. É um aprendizado contínuo sobre si mesmo, suas emoções e seus limites. É isso que sustenta a qualidade das relações. Alguns mestres dizem que as relações são a melhor forma de conhecer a si mesmo pois são como nossos espelhos. Se você já está nessa busca, parabéns. Se não, procure se informar das várias ferramentas que existem por aí como coaching e terapias.