Voltar ao site

VOCÊ SABE CRIAR FUTUROS?

Por Thianne Martins

Na maioria das vezes, quando tentamos criar os futuros que desejamos, pensamos apenas em soluções para necessidades existentes. 
O que será que realmente desejamos?

Se você está lendo este texto, é bem provável que você acredite (ou ao menos simpatize com a ideia) de que nós criamos nosso futuro!

Futuros desejáveis servem de inspiração, motivação e rota para um enorme número de pessoas, especialmente aquelas que colocam-se a serviço de um propósito, de algo que acreditam, de negócios de impacto social, ambiental, ou mesmo aquelas pessoas que dedicam-se a “projetos” como criar os filhos.

Mas, algo acontece quando peço às pessoas que me fale dos futuros que desejam, em qualquer âmbito.


Na grande maioria dos casos, as pessoas me falam de futuros que atendam necessidades, por exemplo:


“Quero ver o rio Tietê limpo.”
“Desejo que a igualdade de direitos entre homens e mulheres seja realidade.”
“Desejo que todas as pessoas possam se alimentar adequadamente.”


É claro que esses exemplos, entre muitos outros, são extremamente desejáveis. Mais do que isso, são expressões de necessidades muito importantes. É absolutamente necessário que os rios estejam limpos, é fundamental a igualdade de direitos ou que os seres humanos possam ter uma alimentação que forneça a nutrição adequada à sua saúde.


No entanto, criar futuros tem algo mais. Criar futuros é transcender a necessidade para ir além!


Criar futuro é criar o sonho!

“I have a dream…” Quando Martin Luther King falou do seu sonho de “que meninos negros e meninas negras possam dar-se as mãos com meninos brancos e meninas brancas, como irmãs e irmãos”, ele criou, nas mentes das pessoas que o ouviam, a imagem do mundo que desejavam! E, a partir daí, isso foi se tornando possível!

Se, por exemplo, além de sonharmos com o Tietê limpo, criarmos o futuro de ver competições de natação acontecendo no rio, ou de estações de barcos para transporte público na extensão do rio que passa pela metrópole, ou mesmo de parques à beira do rio onde as pessoas possam passear nos finais de semana, curtir a natureza, nadar… Que cenário seria este? Que imagens mentais vêm à sua mente? Qual o nível de engajamento que é possível despertar a partir de futuros desejáveis que vão além das necessidades?


A necessidade de um rio limpo é apenas um dos passos para a concretização do sonho.

Sonhos engajam!


Futuros desejáveis trazem no seu cerne benefícios potenciais em larga escala e para muitas pessoas, incluindo diferentes sonhos e diferentes necessidades. Por isso futuros desejáveis são exponenciais!


E aí vai uma inspiração para os negócios de impacto social, ambiental, etc, ou qualquer iniciativa ou organização que deseje, de fato, engajar as pessoas.


Qual é o futuro desejável que a sua organização quer trazer à realidade?! Como você está tentando engajar as pessoas? Pelo sonho ou pela necessidade?


Futuros de impacto trazem, para uma linguagem comum, um sonho que seja exponencial em seus benefícios para o coletivo. Assim, fica mais fácil transitar por tanta complexidade e comunicar nossos projetos de forma a conectar as pessoas para fazer junto!


Qual é o futuro desejável que está vivo em você?